Prefeitura de Cacoal intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito é o vetor da dengue, da chikungunya e zika.
O trabalho de rotina vem sendo feito, que é a visita de casa em casa realizada pelos ACE (Agentes de combate a endemias) e os ACS (agentes comunitários de saúde),
entre várias outras ações, os profissionais realizam trabalhos importantes como: educação em saúde, notificação dos proprietários de imóveis que deixam criadouros pro Aedes e o tratamento in foco.
No Riozinho já foram feitas mais de 50 notificações para as doenças transmitidas pelo Aedes, fato que chamou a atenção da Vigilância Ambiental em Saúde.
Diante da situação, foi comunicado ao Secretário de Saúde e solicitamos da AGEVISA, um um veículo que aplica inseticida (UBV) para realização de bloqueio espacial ao mosquito, onde prontamente foi atendido por parte do Governo Estadual.
Com o apoio, está sendo realizados 03 ciclos de aplicação no Riozinho, e outros bairros também estão no cronograma devido ao aumento de notificações,
é possível afirmar que o vírus da dengue está circulando em nosso município por isso alertamos a população que tenham os seguintes cuidados:
-Tampe sua cx’s d’água
-Lave as calhas
-jogue lixo no lixo
-Lacre bem as fossas
-Onde foi liberado a rede de esgoto, após os moradores realizar as ligações, aterrar as fossas.
O UBV é apenas uma ação, e para a luta contra o mosquito seja eficaz o morador tem que fazer a sua parte.