A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Epidemiologia, informa à população que há disponibilidade de vacinas na Central de Vacinação para quem ainda não se vacinou contra covi-19 e também para quem ainda não tomou a segunda dose da vacina. A vacinação tem início às 07h30 e termina às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

O que preocupa as autoridades sanitárias é que muitas pessoas que tomaram a primeira dose das vacinas ainda não foram tomar a segunda dose. No caso da AstraZeneca, houve um atraso nos repasses por parte do Ministério da Saúde, mas está em fase de regularização e nesta semana há vacina disponível, nesta quinta-feira, dia 21, no Drive-Trhu do Cacoal Shopping, para quem estava agendado até o dia 15 de setembro e, na sexta-feira, dia 22, pessoas com agendamento até o dia 17 de setembro.

Já para quem falta tomar a segunda dose da Pfizer, o calendário é o seguinte:  Dia 19 de outubro de 2021, (terça-feira) 2ª dose Pfizer para pessoas com agendamento até 24 de outubro; e no Dia 20 de outubro (quarta-feira), das 08 às 13 horas – 2ª dose Pfizer para pessoas com agendamento até 08 de novembro.

Até o momento, Cacoal vacinou 67.700 pessoas com a primeira dose e 31.941 pessoas com a segunda dose. Como as vacinas estão disponíveis para pessoas com acima de 12 anos, faltam aproximadamente 10 mil adultos que ainda não tomaram sequer a primeira dose.

No caso de pessoas vacinadas com a segunda dose, até o momento cerca de 32 mil pessoas estão completamente imunizadas, o que corresponde a 37% da população. De acordo com estudos científicos, são necessários que no mínimo 80% da população esteja completamente imunizada para a doença fique perto de ser totalmente erradicada.