Cacoal-RO (ASCOM) – Em vídeo transmitido através do Facebook na última terça-feira (28 de dezembro), o prefeito Adailton Fúria falou sobre o surto de gripe da variante H3N2 que chegou a Cacoal e tem levado dezenas de pessoas a procurarem o Hospital de Campanha. Segundo ele, das 180 pessoas que procuraram essa unidade hospitalar com sintomas no dia 27 de dezembro, 18 delas testaram positivo para covid e 162 pessoas testaram positivo para gripe. Já na data de ontem, foram registrados 17 casos de covid e 153 casos de infecções gripais. Em relação a variante H3N3, há um caso registrado até o momento.

O prefeito também falou sobre a situação no Estado, onde já tivemos 9 mortes confirmadas por essa nova variante da gripe, dentre as quais, três idosos a partir de 60 anos, e uma criança de apenas 4 anos de idade. Ele afirmou que também preocupa o fato de haver crianças entre as pessoas que estão na UTI por infecções gripais, entre as quais, uma de 02 anos e outra com apenas seis meses de idade.

PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Para enfrentar mais essa crise sanitária, o chefe do Executivo informou que o Município está adotando várias providências e a primeira delas será um mutirão de vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira, lá no estacionamento do Cacoal Shopping, para pessoas com 50 anos ou mais. As vacinas estarão disponíveis das 08 às 13 horas. Além de vacina contra gripe, também estará disponível doses de vacina contra coronavírus. Paralelo a isso, o Município também vai aumentar os testes de detecção dessa nova variante, inclusive com parceria com clínicas privadas para atender a população.

Em relação a vacinas, o município fez a solicitação de 20 mil doses para o Estado e também estuda a possibilidade de licitar a contratação de doses extras para vacinar a população. Segundo o prefeito, é importante que a população continue adotando as mesmas medidas já adotadas para a covid-19, como o uso de máscaras, evitar aglomerações e higienização ao tocar áreas como maçanetas e outras superfícies. A higienização das mãos, com álcool 70 ou em gel, tem que ser feita várias vezes ao dia.

Em relação aos sintomas dessa nova variante da gripe, o prefeito Adailton Fúria informou que eles se assemelham muito aos sintomas da covid e também da dengue.