Durante a noite de sábado e madrugada deste domingo, fortes chuvas caíram sobre a cidade e causaram danos em alguns pontos do município, principalmente na área rural, onde há vários córregos e igarapés que não suportaram a força das águas, o que provocou danos a pontes e bueiros.

Foto: Walter Lempke (Segundo News)

Vários trechos nas áreas vicinais e até na proximidade do centro urbano foram danificados. Um desses pontos fica na região do Cinturão Verde, Linha 07, até as proximidades da Linha 08, onde houve uma ruptura na estrada, provocando um grande buraco. Um motorista não percebeu trecho interditado e não conseguiu parar o veículo. Como consequência, o carro foi arrastado pela água. Felizmente os dois ocupantes não sofreram maiores danos, além do susto enorme que passaram.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Município de Cacoal, Lucas Borghi, a população precisar estar atenta para os próximos dias, visto que a meteorologia prevê um grande volume de chuvas e isso pode resultar em desmoronamento em trechos da área rural, com danos também em áreas mais baixas da área urbana. Ele conta que vários córregos de área rural acabam por desaguar no Salgadinho, Tamarupá e Pirarara, que cortam o perímetro urbano, o que pode contribuir para que esses córregos não suportem o grande volume de água, transbordem e provoquem alagamentos em vários trechos.

Lucas citou como áreas de maior risco, além de todos os trechos que margeiem esses córregos, um trecho considerável na rua Uirapuru e alguns outros onde frequentemente acontecem alagamentos nas avenidas Sete de Setembro, Cuiabá e Niterói.

Lucas Borghi alerta para riscos de novos alagamentos

“Um grave problema que notamos é que em vários trechos onde há alagamentos, quando a água baixa, percebe-se que existe ali restos de móveis, como sofás, camas etc. Pedimos aos moradores que contribuam com a sua cidade e não descartem lixo e restos de construções ou de móveis nos córregos da cidade. Toda a sociedade é prejudicada pelo mau comportamento de uns poucos. Pedimos a essas pessoas que se conscientizem de que as consequências podem afetar a todos, inclusive a elas mesmas”.

Em mensagem à população, o prefeito Adailton Fúria afirmou que que toda a estrutura da Prefeitura está prestando apoio à população e trabalhando firmemente na recuperação dos trechos danificados. Ele disse que a prefeitura acompanha de perto a situação não apenas para consertar pontes e bueiros danificados, no menor tempo possível, como também prestar apoio àqueles que forem diretamente afetados por eventuais transbordamentos e enchentes.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o trecho danificado no Cinturão Verde foi totalmente recuperado neste domingo pela Secretaria Municipal de Agricultura. Outras secretárias que também estão coordenadas com a Defesa Civil são a Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social, Gabinete do Prefeito e todo o setor de engenharia e infraestrutura da prefeitura que atende emergência pelo telefone 39074105.

(Veja como estava e como ficou o local após restauração):

O vice-prefeito Cássio Gois também mandou mensagem à população, informando que ele e o prefeito estão trabalhando para que os trechos mais críticos sejam recuperados. A força da natureza, segundo ele, é muito voluptuosa e imprevisível, mas com muito empenho, toda a equipe está mobilizada para ajudar a população no enfrentamento à força das águas nesse momento de maior incidência de chuvas em nossa região.