A população de Cacoal é conclamada a vacinar os seus filhos, com idade entre 02 a 04 anos de idade, contra a poliomielite e multivacinação nas unidades de saúde (UBS) do município. O chamado dia D, com ações intensificadas, ocorre no próximo dia 20, dia 20.

Os profissionais estão atendendo das 08 às 12 horas na Policlínica e nas UBS Cristo Rei, Nova Esperança, Edmur Marchiori, Gonçalves Ledo e Village do Sol estarão com a campanha ativa até o próximo dia 09 de setembro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso pode haver mudanças no comportamento epidemiológico das doenças, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens, como é o caso atualmente da caxumba, com notificações em várias Unidades Federadas da ocorrência de surtos da doença nessa faixa etária.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2022 tem o objetivo de verificar se o cartão de vacina está em dia, garantido a proteção deste grupo. O Dia D é uma grande oportunidade, principalmente para os pais que não conseguem comparecer às salas de vacina nos dias de semana.

“É muito importante que os pais atualizem o cartão de vacinação para evitar que os filhos fiquem desprotegidos. A Campanha deste sábado trouxe essa oportunidade para que os munícipes vacinem os seus filhos. Estamos com baixa cobertura em algumas vacinas e isso pode facilitar o retorno de doenças. A Vacinaçãio é importante para evitarmos o surto de doenças”, alerta a Secretária Municipal de Saúde, Janayna Gomes.